domingo, julho 24, 2011

De Moinho em Moinho (Santo Estevão das Galés)

Como pretexto de preparação para o Trail Nocturno na Lagoa de Óbidos na próxima noite de 13 de Agosto e como resposta ao desafio do Mister Fernando, ontem um pequeno grupo de Amigos (do Vale Silêncio) juntou-se para experimentar um percurso feito à medida de quem gosta apreciar natureza.
A paisagem da zona é dominada por campos de cereais e oliveiras entre montes e vales. Por vezes avistam-se moinhos de vento, uns recuperados outros abandonados.


Um pequeno percurso que se iniciou em Santo Estevão das Galés (Mafra), seguiu a sul para Rio Mau, aí seguindo a linha de água (seca no verão) a oeste, virando a norte em direcção à aldeia das Quintas/Avessada (Km 6), contornando a serra do Funchal pela vertente norte, sai-se no lugar do Vale das Pegas (Km 7,5) e depois desce-se a 20% de inclinação até à linha do comboio, daqui vai-se paralelamente durante uns 3 kms junto à linha por entre estradões e trilhos rodeados de floresta até bem perto de Mafra-Gare (Km 11), onde se sobe uma bela calçada e de regresso aos campos cultivados, por esta altura encontra-se algumas macieiras e abrunheiros com os seus abrunhos que são uma especie de ameixas pequenas e escuras trava-línguas.
Por esta altura já se segue para a aldeia de Val Figueira (Km 13,4) tendo nesta altura uma das melhores paisagens vendo a oeste os campos e o mar ao fundo e aproximando-nos rapidamente do fim onde lá chegamos 2:30 depois e quase 18 kms feitos com boa disposição e com vontade repetir no futuro com tão boa companhia.
Post do nosso companheiro Joaquim Adelino.
Fotos: Aqui
Detalhes e tracks: Garmin Forerunner 405 (Garmin Connect)

2 comentários:

Fernando Silva disse...

Obrigado Ricardo por este excelente treino e momento de convívio, o percurso é muito bonito e a companhia foi de 6 estrelas e num abrir e fechar de olhos se passaram quase 2h30 de treino

Parafita disse...

Tenho todo o prazer em receber amigos e juntando a isso, aproveitar para mostrar estes maravilhosos trilhos.

Infelizmente, foi pena termos feito esta brincadeira no verão, altura em que os campos estão mais secos (De Outubro a Março é o ideal).

Como vos disse no Domingo, da próxima vez teremos que experimentar a outra metade da zona, ainda mais íngreme mas em ambiente de pinhal.

Fica aqui o desafio para levarmos ainda mais amigos a calcorrear estes trilhos (a pé ou de BTT), talvez um dia aceite a sugestão do nosso amigo Adelino e se pense organizar uma prova de trail por aqui.