domingo, abril 29, 2007

Monsanto

Seduziram-me com Monsanto, e eu fui, de facto consegue-se andar numa paisagem maravilhosa, surpreendentemente limpa e arranjada com caminhos e trilhos para todos os gostos (rápidos, técnicos, rampas, descidas loucas, estrada, terra, etc).
Deviam estar centenas de pessoas a praticar BTT ou corrida, pelo que se torna um pouco perigoso em algumas situações tal a confusão de gente nos trilhos.
Mesmo assim com bastante sofrimento da minha parte (50 Km ontem) e alguma compreensão dos meus companheiros cumprimos 25,5 Km em 2H 30 m.

sábado, abril 28, 2007

Muito bom treino .

Hoje, fizemos um treino mais a sério num percurso na minha opinião muito engraçado e bonito.
Convidei o Pula para uma volta e ele aceitou. Saímos da Alcainça (232 m) às 9:30 indo até à Malveira (232 m), onde subimos em direcção à serra do Funchal (350 m), daí descemos até à Ribeira dos Tostões (86 m) em estrada de terra.
Nesta fase acompanhamos o rio Lizandro até à sua foz passando por Cheleiros (55m), Carvalhal (27 m) e Srª do Ó (7 m).
Daqui subimos até à nova rotunda do futuro acesso à A21 na Ericeira (100 m), Mafra (231 m), Carapinheira (284 m) e finalmente terminámos na Alcainça (232 m), 49,17 Km, 4 horas depois, e como troféu trouxemos um saco de laranjas :)

Fica prometida uma repetição tão cedo quanto possível.

quarta-feira, abril 25, 2007

Objectivos Cumpridos

Hoje foi a nossa 1ª vez que fomos a uma prova de orientação.
Para 1ª vez acho que cumprimos os nossos objectivos, que eram:
1 - Ver para aprender o que é uma prova de orientação.
2 - Terminar a prova.
O tempo não foi brilhante (4 H 57 mins), mas pelo menos deu para fazer várias pausas com direito a piquenique e tudo.

terça-feira, abril 17, 2007

És Valente.

Amanhã é a 4ª vez.



Retirado da Wikipedia :
" A fissura labiopalatal, chamada popularmente de lábio leporino é uma abertura na região do lábio ou palato, ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas, que ocorre entre a quarta e a décima semana de gestação. As fissuras podem ser unilaterais ou bilaterais e variam desde formas mais leves, como cicatriz labial e o úvula bífida, até formas mais graves, como as fissuras amplas de lábio e palato.As fissuras podem deixar o canal oral em contato com o nasal.

O Labio leporino ou fenda labial é deformidade congênita que atinge crianças de todas as raças. Sua incidência na raça branca é de 1,84/1000 nascimentos, sendo maior na raça amarela e menor na raça negra.

No Brasil, a cada 650 nascimentos no Brasil, uma criança nasce com fissura labiopalatal.

Existem vários fatores que determinam seu aparecimento, tais como o uso de álcool ou cigarros, a realização de raios-x na região abdominal, a ingestão de medicamentos, como anti-convulsivantes ou corticóide, durante o primeiro trimestre gestacional, deficiência nutricional, além da hereditariedade e infeções durante a gravidez. A deformidade tem graus variáveis, podendo levar à alterações da forma do nariz e pode estar associada à fenda no pálato. A única forma de corrigi-los é através de cirurgia.

Atualmente, graças ao aperfeiçoamento do ultrassom, o lábio leporino pode ser diagnosticado antes mesmo do parto. Isso permite que, logo após o nascimento, a cirurgia corretiva seja realizada.

A primeira cirurgia, de lábio e palato mole, já pode ser realizada aos três meses de idade da criança. Já a cirurgia de palato duro é realizada apenas aos 18 meses de idade. Para uma boa alimentação e a criança não refluir alimento pelo nariz até a cirurgia do palato duro, são desenvolvidas placas palatinas pré-moldadas, de fácil manejo e é realizada orientação da posição correta para alimentar o bebê.

No caso da fenda se estender até o palato, há maior risco das crianças aspirarem o alimento provocando infecções como otites e pneumonias. As otites podem causar prejuízos no desenvolvimento da fala e linguagem. As anemias também são freqüentes nas fissuras labiopalatais normalmente solucionáveis com uma dieta balanceada e sulfato ferroso.

O aleitamento materno é indicado para evitar infecções, combater a anemia e fortalecer a musculatura da face e boca, além de manter a produção de leite da mãe. Quando o nenê não ganha peso suficiente, recorre-se à complementação alimentar, mas sem suspender a amamentação, pois o ato de sucção faz com que haja aumento no vínculo entre mãe e bebê.


Amamentação:

• Segurar o bebê em posição vertical, de modo que o nariz e a boca fiquem mais altos que o peito;

• Preencher a abertura do lábio leporino com o seio;

• Pode-se usar a placa dentária especial (obturador) para cobrir a fenda palatal;

• Estimular e ajudar a mãe, orientando-a que se faz necessário “fechar a fissura” para que o bebê possa mamar bem, e apoiando-a, pois as mamadas costumam ser longas;

• Alguns bebês necessitam ser alimentados por sonda orogástrica, copinho, mamadeira, colherzinha, o que o bebê se adaptar melhor.



Sem o devido tratamento, as fissuras podem provocar seqüelas graves, como a perda da audição, problemas de fala e déficit nutricional, além do sofrimento com o preconceito. É possível a total reabilitação do paciente com fissura labiopalatal. Quanto mais cedo a intervenção, melhor. O inconveniente é que o tratamento é longo, tendo início desde o nascimento até a fase adulta, passando por várias cirurgias corretivas e estéticas.

Uma equipe multidisciplinar deve estar envolvida nessa reabilitação, como médicos, fonoaudiólogo, nutricionista, dentista, psicólogos e assistente social. A troca de informações entre os profissionais é fundamental para o tratamento da criança, pois um fator interfere diretamente no outro, no que diz respeito aos dentes, à fala, à face, às funções alimentares e ao desenvolvimento psicossocial.

Os pais que descobrirem seu filho com fissura labiopalatal devem procurar todos os tipos de orientações para possibilitarem a total reabilitação do seu filho. É indicado que os pais permaneçam tranqüilos, pois a rejeição, negação e sentimento de culpa podem ser considerados normais no primeiro momento, mas com ajuda profissional, tanto os pais quanto o bebê poderão ter uma vida saudável e feliz.

Existem diversos centros-cirurgicos no BRASIL Com especialistas qualificados e competentes no atendimento de pacientes com fissuras labiopalatais pelo SUS ou privados."

Nota: Desta vez este post não tem nada que ver com bicicletas.